"O Janeiro Branco é uma campanha global de conscientização sobre a Saúde Mental iniciada em 2014 no Brasil. A campanha busca chamar a atenção para a Saúde Mental como um aspecto vital para melhorar a qualidade de vida das pessoas, promover relações sociais mais saudáveis e transformações positivas nas instituições sociais no mundo inteiro. O mês de janeiro foi estrategicamente escolhido porque, como primeiro mês do ano, promove nas pessoas maior abertura para reflexões, novas resoluções e metas para o ano que se inicia. A cor branca representa as folhas ou telas em branco, em que uma pessoa pode desenhar, escrever ou reescrever o que desejar para si e para o mundo, simbolizando o horizonte aberto e criando o sentimento de potência ilimitada que cada início de ano possibilita à humanidade"
Fevereiro Laranja e Fevereiro Roxo são campanhas de conscientização e prevenção de doenças crônicas, que acontecem no mês de fevereiro.
Fevereiro Laranja Conscientiza sobre a leucemia, um câncer que afeta os glóbulos brancos Promove a doação de medula óssea
Fevereiro Roxo Conscientiza sobre doenças como o lúpus, a fibromialgia e o Alzheimer
Promove o conforto e a qualidade de vida dos pacientes
O objetivo dessas campanhas é informar, sensibilizar e apoiar pacientes e familiares.
Doenças abordadas
Lúpus
Distúrbio crônico que faz o organismo produzir anticorpos em excesso, causando inflamações
Fibromialgia
Afeta as articulações, causando dores generalizadas, fadiga, distúrbios do sono, ansiedade e depressão
Alzheimer
Doença neurodegenerativa que provoca o declínio cognitivo, perda de memória e interferência no comportamento e personalidade
Leucemia
Câncer que afeta os glóbulos brancos, causando anemia, fadiga, palpitação, gânglios linfáticos inchados, perda de peso e febre
Para retardar e controlar os sintomas, é importante manter hábitos saudáveis, como diminuir o stress, praticar atividades físicas e evitar o consumo de álcool e cigarro.
Maio Laranja é uma campanha nacional que alerta para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A data central da campanha é 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Como denunciar
Disque 100, que funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados
Fornecer o máximo de informações possíveis, como o nome e endereço do suspeito, a descrição dos fatos ocorridos
Importância da denúncia
A denúncia pode salvar uma vida e proteger uma criança de futuros abusos
Todos somos responsáveis pela proteção de crianças e adolescentes, inclusive pessoas jurídicas
Lei nº 9.970/00
Instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, vítima de um crime sexual em maio de 1973, aos 8 anos de idade
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Origem
O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria
Segundo a Associação Catarinense de Psiquiatria, a cor da campanha foi adotada por causa da história que a inspirou:
"Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida em seu Mustang 1968 amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espalhando mundo afora."
O carro era um Mustang 68, restaurado e pintado de amarelo pelo próprio Mike. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio "fita amarela", ou "yellow ribbon", em inglês.
Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama, que acontece todos os anos. O movimento surgiu na década de 1990, criado pela Fundação Susan G. Komen.
Objetivos
Alertar a sociedade sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama
Ampliar a abordagem da saúde da mulher
Prevenir o câncer, de forma mais ampla, incluindo também o câncer do colo do útero
Como se prevenir
Controlar os fatores de risco comportamentais
Conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas
Realizar exames preventivos, como o Papanicolau, a colposcopia e a biópsia
Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a saúde do homem, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha acontece todos os anos no mês de novembro.
Origem
O movimento teve início na Austrália em 2003 e No Brasil, a primeira edição foi em 2011, promovida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida
Objetivos
Alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
Promover uma saúde integral, que inclui bem-estar físico, emocional, mental e Diminuir o preconceito masculino
Como se proteger Manter o peso corporal adequado, Fazer atividade física, Ter uma alimentação saudável, Evitar bebidas alcoólicas, Não fumar.
O que fazer se houver suspeita
Procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.
Dezembro Vermelho é uma campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A campanha foi instituída pela Lei nº 13.504/2017.
Objetivos
Conscientizar sobre o HIV/Aids e outras ISTs
Combater o preconceito contra pessoas com HIV/Aids
Reforçar ações de prevenção, diagnóstico e tratamento
Promover a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV
Ações Testagem regular, Uso de preservativos, Divulgação de informações sobre saúde sexual, Combate ao preconceito e estigmatização, Promoção de adoção de crianças e adolescentes expostos ao HIV.
Transmissão do HIV
O HIV é transmitido principalmente por meio de fluidos corporais, como sangue, sêmen, fluidos vaginais e leite materno.
Tratamento
Embora o HIV ainda não tenha cura, os tratamentos atuais permitem que as pessoas vivendo com o HIV tenham uma vida longa e saudável.